vpn
  • +55 41 3372-4882

Importância da padronização e gestão de documentos de engenharia

 

Em projetos industriais o fluxo de informações ocorre intensamente desde as fases inicias até o as built.

Dar a devida importância para a padronização de documentos de engenharia industrial é um instrumento eficaz para redução de erros de projeto, falhas de comunicação e consequentemente de retrabalho.

Padronizar é tratar adequadamente dados e informações buscando o máximo entendimento do projeto. Padronizar documentos é, em essência, simplificar o entendimento organizando-o.

Com o pouco tempo disponível para a elaboração do projeto e com a utilização de ferramentas de modelagem 3D a padronização de documentos torna-se uma ferramenta de aumento de produtividade. Quanto mais rápido transformarmos o modelo 3D em documentos 2D para cotação e montagem mais ágil será o projeto como um todo.

A padronização deve ser pensada e executada sob o ponto de vista de quem usa o documento. Desta forma encontraremos necessidades específicas que apenas no ambiente de projeto não poderíamos identificar.

Ter documentos padronizados não ter grande valor se não pudermos controlar seu ciclo de vida. A gestão de documentos de engenharia consiste em cadastrar, enviar, receber, pesquisar e revisar documentos. Tudo isso da forma mais simples e rápida.

Diversos sistemas e aplicativos estão disponíveis no mercado desde simples planilhas até sistemas em nuvem com alto grau de segurança.

A opção pela opção correta depende basicamente de dois fatores:

  • Disponibilidade de recursos financeiros;
  • Grau de maturidade dos colaboradores que utilizarão a ferramenta.

Quanto maior for o volume de recurso financeiro maior será a aderência do sistema de gestão de documento aos processos da empresa.

Porém de nada adianta muito recurso disponível e o melhor sistema GED se a equipe não estiver engajada e treinada para utilizá-lo. Muitos sistemas GED simplesmente não funcionam porque os colaboradores que deveriam utilizar o boicotam ou não tem o treinamento necessário para utilizá-lo.

Nos últimos anos tem aparecido um sem número de softwares na modalidade Saas (Software as a service) a custos competitivos para o controle de documentos de engenharia. Dentre eles podemos citar:

A Engecell utiliza, desde a sua fundação, softwares de gerenciamento de documentos em todos os projetos onde atua buscando tirar o máximo desse tipo de ferramenta no dia a dia no detalhamento de projetos de engenharia.

Kendall Lamm Jersey