Em projetos de engenharia mecânica, de tubulações, elétricos e de instrumentação que tem a característica de retrofit (processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma) nos deparamos frequentemente com indústrias que possui, quase sempre, documentação de engenharia (plantas e cortes) desatualizada.
Neste cenário projetar é sempre um grande desafio. Além do problema da documentação já exposto, encontrar espaços para locação de equipamentos, suportes, tubulações e leitos elétricos é uma tarefa árdua.
Para apoiar nesta tarefa, as empresas de engenharia que executam projetos com modelagem 3D vêm buscando novas ferramentas que auxiliem este processo.
Dentre as várias tecnologias disponíveis o escaneamento a laser e seus produtos (nuvem de pontos, modelos 3D e Bubble View) podem, em alguns casos, substituir as plantas, cortes e detalhes, pois é possível além da visualização, medir distâncias e ângulos, caminhar virtualmente pela planta, etc.
A extração de dados com alto nível de detalhes traz uma condição única para estudos e análises de engenharia levando a soluções mais pensadas e acertadas.
Os escaneamentos 3D no início dos anos 2000 eram extremamente caros, com equipamentos grandes, com resolução baixa e exigiam várias pessoas para operá-los. Hoje os equipamentos são portáteis, de alta resolução, podendo ser operado por uma única pessoa!
Com esta nova condição sua utilização encaixa nos orçamentos quase sempre apertados principalmente porque pode diminuir consideravelmente a permanência de projetistas em campo para levantamento de dados e o retorno deles em caso de dúvidas.
Permite também a utilização de menor quantidade de documentos existentes, que muitas vezes estão desatualizados e não confiáveis.
Para a utilização dessas ferramentas é importante escolher a tecnologia apropriada (equipamento, estratégia de aquisição de dados e dados de saída) pois a escolha errada pode levar a modelos extremamente “pesados” e assim difíceis de utilizar.
Em seu último trabalho de supervisão de projetos a Engecell utilizou-se dessa tecnologia em um projeto de alta complexidade (plantas com mais de vinte anos e com documentação desatualizada) obtendo um ótimo resultado tais como:
- Melhoria da rota tubulações e leitos de elétrica e instrumentação
- Soluções de layout mais inteligentes para o cliente.